BANGKOK - DICAS E ROTEIRO DOS TEMPLOS

ROTEIRO DE 1 DIA 

O QUE FAZER EM BANGKOK. DICAS E ROTEIRO DOS TEMPLOS:

 
- GRAND PALACE
- WAT PHO
- WAT ARUN

 

 
Bangkok, assim como São Paulo, é uma cidade extremamente grande, muito trânsito, muita gente, muito agito, muito tudo. Lá você encontrará pessoas das mais diversas nacionalidades, conhecerá uma cultura e um povo com costumes muito diferentes dos quais estamos abtuados, mas aprenderá muito com tudo isso. Você voltará outra pessoa do seu Mochilão, um ser com outro modo de pensar, com menos preconceito, com mais experiência, com mais vontade de voltar para Ásia e conhecer ainda mais países daquela cultura. Viajar para Ásia, é uma experiência completamente diferente, é viver momentos nunca imagináveis, é viver situações, só vista em filmes, e amar muito tudo aquilo.
 
Então se você está planejando um Mochilão para Tailândia e outros países da Ásia, você fez uma excelente escolha, e não digo isso pelas belas paisagens das praias paradisíacas que você vai conhecer, mas pela belíssima cultura que você irá vivenciar de perto, voltando um ser humano mais rico, riqueza essa, que não tem preço, que jamais será roubada de você. Então, boa sorte, você fez a escolha certa.
 


 
Bangkok é a capital da Tailândia, oficialmente Reino da Tailândia, anteriormente conhecida como Sião, é um estado soberano no centro da península da Indochina, no Sudeste asiático.
A moeda local é o Bath e a língua oficial é o Tailandês.
 
Seu governo, é um governo Monarca. Seu Rei, Bhumibol Adulyadej  morreu em 13 de Outubro de 2016, tendo seu lugar assumido, por seu filho, Maha Vajiralongkorn. Seu velório perdurou por 1 ano, sendo o seu corpo cremado após esse período. O Rei Bhumibol Adulyadej, era muito amado por seu povo, pudemos perceber isso o tempo que estivemos por lá.
 
Chegamos na Tailândia, no dia 04/12/17, um dia antes do aniversário de vida do Rei, o dia 05/12. Tal data na Tailândia é feriado, e muitos Tailandeses participam da cerimônia de comemoração do aniversário de vida do Rei já falecido. 
 
Dia 05/12, foi o dia que nós iniciamos nossos passeios de visitação pelos Templos de Bangkok. Nós ainda não sabíamos que o dia 05/12, era feriado na Tailândia devido ao aniversário de vida do Rei. 
 
Levantamos cedo, tomamos nosso café da manhã e saímos para visitar os templos conforme o planejamento do nosso roteiro. O primeiro templo da lista, era o Grand Palace, o Palácio do Rei, um dos templos mais visitados da Tailândia. Ao sair do hotel, vimos centenas de pessoas a caminho do templo, já que nosso hotel ficava algumas quadras do mesmo.


 
 
Seguimos o fluxo, acreditando estar indo para o lugar certo, quando na verdade, estávamos entrando na cerimônia de comemoração do aniversário de vida do Rei, um evento voltado aos Tailandeses. Não que a gente não pudesse participar, podíamos, mas você costuma ir a uma cerimônia de quem você não conhece ? rs. Então uma moça que trabalhava na orientação das pessoas no local, percebeu que estávamos entrando no lugar errado, e nos orientou, explicando que aquela era uma cerimônia de aniversário de vida do Rei já falecido, e que o caminho correto para a entrada do Grand Palace, era outro, assim sendo, saímos de lá, e fomos para o Grand Palace.

GRAND PALACE

 
 
O Grand Palace, é um conjunto de edifícios. Foi a "residência" oficial da família real Tailandesa, desde o séc. XVIII até o séc. XX. O Grand Palace é visitado por milhares de pessoas anualmente. Pessoas do mundo todo, viajam até Bangkok para conhecer onde já foi a residência oficial da família real Tailandesa.

Um passeio em todo o complexo do Grand Palace, pode levar horas, cerca de 4h no mínimo, podendo levar muito mais, dependendo o número de pessoas que estiverem a visita-lo no dia. Nós levamos cerca de 3 horas, mas nós chegamos cedo, antes do Palácio abrir, por volta das 8:15. O Grand Palace, abre as 8:30 da manhã, então eu oriento você chegar antes, pois tem um grande número de visitantes que chegam bem cedo.

Assim que os portões abriram, a Suzana e eu entramos em disparada, pois do lado de fora do portões, não há fila, as filas se formam nos guichês, que ficam na parte interna do Palácio, para a compra dos tickets de entrada (THB 500). Nós fomos um pouco mais rápido até os guichês, para não enfrentar uma grande fila e, enquanto a Suzana se dirigia para comprar os tickets, eu tirava as fotos.
Minutos depois que chegamos ao guichê, a fila tomou uma proporção gigantesca, e são apenas dois guichês, então não perca tempo e acelere a passada.

Tickets de entrada para o Grand Palace - Preço. THB 500

Como fomos um dos primeiros a entrar, conseguimos tirar muitas fotos sem a presença de muitas pessoas de fundo, mas cerca de 30 minutos depois, o local já estava tomado pelos visitantes.
Para entrar no Grand Palace, é necessário o uso de calças e camisetas que tampem os ombros, tanto para Homens, quanto para as Mulheres. Uma opção bem legal que muitos fazem e nós fizemos também, é comprar uma calça lá, com estampa de elefantes, tem masculina e feminina. A calça é super leve, ótimo para o clima local, que é super quente mesmo no inverno. E o uso da roupa local, vai te fazer entrar no clima da cidade, e vai ficar bem legal nas fotos também.




 

 

 

WAT PHO




Saímos do Grand Palace depois de umas três horas batendo perna e fomos direto para o Wat Pho, esse templo fica alguns minutos do Grand Palace, está no caminho e você pode ir andando. No caminho para o Wat Pho, passamos em uma feirinha que fica localizada no píer mais próximo ao Grand Palace. Nessa ferinha você pode aproveitar para comer e beber as comidas locais, e foi o que fizemos, tomamos um suco de manga muito bom, ficamos um pouco por ali, tiramos algumas fotos e depois fomos para o templo.



Caminhamos alguns minutos e chegamos ao templo Wat Pho, conhecido também, como o templo do
Buda reclinado, o Buda da foto acima. O valor para entrada do templo foi de THB 100, bem mais barato do que pagamos para entrar no Grand Palace, e você ainda ganha duas garrafinhas de água,e as retira na parte interna do templo.

Tickets de entrada ao Templo Wat Pho. Valor THB 100
 
O Templo de Wat Pho, é belíssimo, cheio de história e belas imagens de Buda. Ele é menor que o Grand Palace e, tem muito menos pessoas, o que torna o passeio mais dinâmico e mais rápido. Ao entrarmos no templo, fomos caminhando tranquilamente e apreciando toda aquela cultura e religião. Haviam muitos devotos de Buda rezando em frente as imagens e acendendo incensos, aliás, em todos os templos que passamos, em vários lugares que fomos, pudemos perceber o quão religioso é aquele povo, o quão forte é aquela cultura e seus valores, viajar para Ásia e presenciar toda aquela fé, é uma grande quebra de paradigma, principalmente para quem é muito religioso, para quem tem o cristianismo enraizado na sua educação.  


 
O principal atrativo do Templo de Wat Pho, se é que podemos chamar assim, é a grande estátua do Buda reclinado, toda folheada a ouro, ela chega ser maior que o Cristo Redentor com seus 43 metros de comprimento, é realmente impressionante, nos sentimos pequenos, diante daquele monumento. Nos pés da grande estátua, estão esculpidos os 108 símbolos auspiciosos de Buda.
 

Na parte de trás do Buda, está outra grande atração daquele Templo, os 108 potes de metal em cobre. Você pega uma pequena fila e vai depositando uma moeda em cada pote, até totalizar os 108 potes. As moedas que serão depositadas no pote, são vendidas ali mesmo, por um valor simbólico. Porque 108 moedas ? 108 é considerado um número abençoado na Tailândia, um número da sorte, o objetivo é que você tenha uma longa vida, 108 anos. A minha esposa, Suzana, realizou o ritual, ela comprou as 108 moedas e fez conforme manda o figurino.
 
 
Vídeo da Suzana colocando as moedas nos potes
 

WAT ARUN




Wat Arun é outro templo belíssimo que você deve visitar em Bangkok, ele está no caminho entre o Grand Palace e o Wat Pho, ou seja, os três templos podem ser feitos a pé, quero dizer, mais ou menos a pé rs. Mais ou menos a pé porque o templo de Wat Arun está localizado do outro lado do rio, então será necessário pegar um barco para chegar ao templo. Mas é tudo muito perto, ao sair do templo de Wat Pho, do outro lado da rua você avistará a entrada para o píer onde você pegará o barco que te levará até o templo Wat Arun. Mas existe uma rua que dá acesso ao píer, deixando ele escondido. Em Bangkok os píeres ficam muito escondidos, no caso desse, nós o encontramos sem querer, então fique atento para não passar da rua que dá acesso a ele.


 
Mas antes de ir para o templo de Wat Arun, nós almoçamos e depois fomos tomar uma cerveja em um botecão localizado no próprio píer. Era um botecão as margens do Rio Chao Phraya, rio esse, que corta a cidade de Bangkok, ele é um dos grandes rios da Tailândia, com cerca de 372 km. 
Esse rio serve também para o deslocamento de centenas de pessoas por dia.
 
Bangkok tem um sistema de transporte hidroviário, que te leva para várias partes da cidade com baixíssimo custo, esse mesmo transporte, nos levou até o templo de Wat Arun.
 
Foto tirada dentro do barco que nos leva até o Wat Arun
 
Então tomamos duas cervejas Singha as margens do rio naquele botecão todo de madeira e bem acabadinho, mas na real, nunca me senti tão bem, me senti numa cena de filme, foi um momento fantástico e único, quando me lembro, me dá muitas saudades.
 
Então depois de tomarmos nossas brejas, pegamos o barco e fomos para o outro lado rio, para o terceiro passeio do dia. O barco nos deixa na frente do templo, ao desembarcar, você já tem acesso a entrada do templo, é bem rápido e simples, não tem como errar, até porque, o templo pode ser visto de muito longe, pelo tamanho dele.
 

O Wat Arun chama muito atenção pela sua cor, é um templo todo branco, extremamente bonito, as margens do Rio Chao Phraya. A noite com as luzes a iluminá-lo, chama ainda mais a atenção. Ele teve sua construção iniciada antes de 1656, mas não existem registros de término. Ele é o terceiro templo mais importante da cidade de Bangkok, com uma torre de 80 metros de altura, toda decorada por mosaicos e belas imagens proveniente da cultura Asiática.
 
Tickets de entrada. THB 50 por pessoa
 --------------------------------------------------------
 
      
 
 
 


 



---------------------------------------------------------------------------------

 
 

Veja Também



Comentários

Postar um comentário