ROTEIRO 2º DIA ISTAMBUL - TURQUIA


ROTEIRO ISTAMBUL


  • Basílica de Ayasofya
  • Palácio de Topkapi
  • Mesquita do Sultão Ahmed (Mesquita Azul)
  • Estádio do Besiktas


 Boa noite galera,

Hoje vou dar continuidade falando do nosso 2º dia em Istambul. Quando chegamos a Turquia, ficamos em Istambul apenas um dia e, no três dias seguintes, fomos para Pamukkale, Éfeso e Capadócia, conforme relatado nos posts anteriores, pq isso ? Como estávamos na casa de um amigo, queríamos passar o final de semana com ele e a esposa, por isso fizemos o roteiro dessa forma.

Basílica de Ayasofya


Nosso segundo dia em Istambul, foi extremamente melhor que o primeiro, não choveu nenhuma gota, pelo contrário, abriu um solzinho de leve, foi um dia bem agradável e, produtivo, conseguimos conhecer muitos lugares, tanto os planejados em roteiro, quanto outros.

BASÍLICA DE AYASOFYA

Nossa 1ª turistada do dia, foi na Basílica de Ayasofya, conhecida em português como Basílica Santa Sofia,  é uma grande construção construída entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla. Ela é realmente linda, principalmente vista de fora, tem uma cúpula linda que chama a atenção de quem passa ali perto. O custo para entrar são 40 Liras, mas sinceramente, se vc não é tão fá de desse tipo de passeio, não vale a pena, olhe apenas por fora, tire fotos e está ótimo, mas na minha opinião, acredito que valha entrar e conhecer, você conhecerá uma construção que só se vê em filmes e provavelmente fará essa visita uma vez na vida.


Basilica de Ayasofya

Palácio de Topkapi

Próximo a Basilica de Ayasofya, está localizada também, o Palácio de Topkapi e a  Mesquita do Sultão Ahmed (Mesquita Azul). Após a nossa visita a Basílica de Ayasofya, fomos conhecer o Palácio de Topkapi, que fica a 5 minutos. O Palácio de Topkapi  foi a residência dos Sultões por três séculos, o palácio foi construído por Mehmett II, o conquistador, logo após a conquista de Constantinopla em 1453. O Palácio é imenso, e você pode gastar umas duas horas andando por ele, tem muitas salas, com muitos objetos, roupas e armas usadas na época, é um verdadeiro retorno ao passado, é presenciar tudo aquilo que você já viu em filmes e já ouviu falar nos livros de história. Custo de entrada, 40 Liras


Entrada do Palácio de Topikapi

Parte interna do Palácio de Topikapi


Mesquita do Sultão Ahmed (Mesquita Azul)

Saímos do Palácio e fomos direto para Mesquita, que fica a 5 minutos a pé. Sua construção ocorreu entre os anos de 1609 e 1616 e, é a única Mesquita em Istambul que possui seis minaretes, aquelas torres que cercam as Mesquitas e lembram chaminés. Sua visitação ocorre partir das 14h, não pode entrar de saia e bermuda, as mulheres devem estar com as cabeças cobertas e deve-se entrar descalço, na entrada eles fornecem calças para quem está sem, levamos um par de meias extra, para entrar na mesquita, só para não ficar totalmente descalços, mesmo tendo carpetes internamente, é mais higiênico. Não há custo para conhecer a Mesquita, é um passeio cultural que te permite conhecer um pouco mais a religião mulçumana, na saída, você pode pegar o alcorão e leva-lo, eles tem em inglês, espanhol e árabe.


Mesquita do Sultão Ahmed (Mesquita Azul)


Parte interna da Mesquita do Sultão Ahmed (Mesquita Azul)



COMO CHEGAR
🚇 Estação de metro Haliç - Linha M2 verde. Estação que fica entre as pontes Galata e Ataturk.
🚏 Estação de Tram Sultanahmet. É o bondinho elétrico que percorre vários pontos da cidade.

Descemos na estação de metro Haliç e fomos andando até os pontos turísticos, foi uma caminhada de uns 30 minutos no máximo, mas foi muito gostoso, conhecemos um pouco mais do dia a dia dos Turcos e, fomos tirando algumas fotos. Mas é possível descer na estação de ônibus Sultanahmet, que é um ponto quase em frente a igreja

OBS: Nós usamos o cartão Istanbulkart, não precisamos comprar, pois usamos o do meu amigo, mas ele custa em média 7 Liras. Carregamos o cartão com 10 Liras, o suficiente para a Suzana e eu andarmos no dia e, caso fosse necessário, era só fazer uma nova recarga direto nas máquinas billetmatik, encontradas nas estações de Tram e metro.


Imagem baixada da internet


 Estádio do Besiktas

Saímos da Mesquita e fomos comer algo ali perto mesmo, comemos rapidamente um Wrap Kebab e tomamos uma Éfes, a cerveja local mais consumida na Turquia. Fomos para estação de Tram Sultanahmet e pegamos o bondinho elétrico em direção a estação Kabataş, a última estação da linha.


Da estação fomos a pé até o estádio do besiktas, (estádio que sofreu um atentado com Homem bomba 3 semanas depois) tiramos uma foto em frente e subimos andando até rua Istiklal, nossa última parada antes de retornar para casa do nosso amigo, caminhamos pela Istiklal e, diferente do primeiro dia que estava chovendo e vazia, dessa vez o tempo estava muito bom e a Istiklal estava lotada, parecia mesmo um formigueiro humano, ficamos um tempo por ali, andando e contemplando aquela diversidade cultural incrível, paramos em um bar e tomamos uma gelada, enquanto olhávamos aquela muvuca, pessoas do mundo inteiro, transitando de um lado para o outro, foi realmente incrível. Foi a forma de terminar o nossa tarde antes de ir encontrar os nossos amigos para irmos jantar.

Estádio do Besiktas ao fundo

Bondinho que percorre a Istiklal

Tickets de entrada Ayasofya e Topkapi




  • MÉDIA DE DESPESAS DO DIA CASAL
  • 80 Liras - Entrada Ayasofya (40 cada)
  • 80 Liras - Entrada Palácio de Topkapi (40 cada)
  • 10 Liras - Metro e Tram
  • 26 Liras - Wrap + Cerveja
  • TOTAL DESPESAS: 196 LIRAS











Trajeto percorrido do dia, uma parte a pé, outra de Tram.

Trajeto percorrido do dia


No próximo post vou falar do nosso terceiro dia em Istambul

Link de acesso: http://viajandoomundao.blogspot.com.br/2017/04/viagem-asia-3-dia-istambul-turquia.html

Comentários