ROTEIRO PAMUKKALE E HIERÁPOLIS - TURQUIA

 

ROTEIRO PAMUKKALE E HIERÁPOLIS

PAMUKKALE E HIERÁPOLIS 

Fomos bem cedo para o aeroporto de Istambul, nosso voo estava agendado para 7:05 da manhã, chegamos 1:30 antes no aeroporto, então para isso, levantamos as 4 da madrugada e pegamos um táxi, essa foi umas das pouquíssimas vezes que pegamos um táxi nessa viagem, preferimos sempre usar o metro ou trem, é muito mais barato e mais rápido, mas nesse caso, não tivemos escolha, era extremamente cedo e ainda estava chovendo.
Enfim, nosso voo partiu no horário para Denizli, estávamos indo para Pamukkale, mas o aeroporto mais próximo, era em Denizli, que ficava uns 70km, chegamos no horário, foi um voo tranquilo e bem rápido pela Turkish Airlines, que durou menos de 1:30h. Na saída do aeroporto de Denizli, pegamos uma van, elas ficam estacionadas aguardando os passageiros, não tem outros meios de transporte por ser uma cidade pequena, você também tem a possibilidade de pegar um táxi, mas é bem mais caro, e seja rápido, pois conforme as vans vão enchendo, vão saindo, pois elas ficam lá, apenas em horários de chegada . Então pegamos a Van para Pamukkale e, pagamos 25 Liras por pessoa, foi um deslocamento bem rápido e agradável, durou menos de 1h.


Chegada ao aeroporto de Denizli

Chegamos em Pamukkale e, pela mesma agência a qual pertencia o serviço de van, já fomos saber quais eram os horários de partida dos trens e ônibus para cidade de Selçuk, pois naquele mesmo dia mais tarde, ainda partiríamos para Selçuk, mas para chegarmos a estação de trem ou a rodoviária, tínhamos que pegar um serviço de transfer pela agência, pois era um percurso de mais ou menos 25km, ou seja, seriam dois custos, o transfer + o ônibus ou o trem. Deixamos o horário agendado e fomos para parque onde onde se localizam as formações de calcário que ficava logo ao lado, o pagamento é realizado na entrada do parque, custo de 20 Liras.
Pamukkale, conhecido como castelo de algodão, em turco, é um conjunto de piscinas termais de origem calcária, formando belíssimas paisagens, é sem dúvida, umas das coisas mais belas que já vi na vida, se você for a Turquia, e tiver tempo, tem que programar uma visita a Pamukkale, fomos no Outono, então infelizmente, as águas das bacias de piscina não tão agradáveis, mas para quem vai na primavera ou verão, pode se banhar nas piscinas, é simplesmente incrível, há, um detalhe importante, para subir as formações rochosas até Hierápolis, outra cidade em ruinas localizada acima do parque, tem que ser descalço, sem nenhum tipo de apetrecho, são regras para manter a integridade do local.











 
Formações de calcário de Pamakkule
Formações de calcário de Pamukkale
Piscina natural termal. Como era Outono, as águas estavam frias, impossibilitando banho.

HIERÁPOLIS

É uma antiga cidade em ruínas localizada dentro do parque, ela é datada do séc. II a.C  subindo pelas formações de calcário, você terá acesso a antiga cidade, podendo também visita-la, assim como se banhar em sua piscina natural de águas termais, localizada dentro de um antigo templo totalmente em ruínas. 

Piscina natural de Hierápolis
Piscina natural de Hierápolis
Ruínas de Hierápolis
Como chegar em Pamukkale:
Em Istambul você deve pegar um voo para Denizli pela Turkish Airlines, pouco mais de 1h de voo. Em Denizli, pegará uma van em frente ao aeroporto para Pamukkale, mais ou menos 75km, 1h de transfer até Pamukkale, conforme informado acima, pagamos pela van, 25 Liras por cabeça.
Todas as informações de gastos com voos, informarei no resumo da viagem, último post, pois compramos muitos trechos nesse mochilão, então pagamos um valor super em conta. custo de entrada no parque, 20 Liras.
Ticket da Van
Indo para Selçuk:
Nosso passeio todo durou umas 3h, pois escolhemos seguir viagem no mesmo dia, então não chegamos a tomar banho na piscina termal de Hierápolis, algo que com certeza, farei da próxima vez.


Mas conforme mencionei no inicio do post, já havia checado o horário de saída dos trens e ônibus para Selçuk e, já havíamos negociado com a mesma agência para nos levar até a estação de trem, o meio de transporte escolhido por nós, fomos para a estação as 14h. Eles cobraram 40 Liras por pessoa, o transfer + a passagem do trem, que sairia por volta das 16h, até aí tudo bem, achamos que estava justo, eles nos deixaram na estação e aí veio a surpresa, o rapaz desceu conosco e comprou na hora o bilhete do trem, nos entregou e foi embora, fomos nos sentar para aguardar o horário do trem, quando notei o valor da passagem, 15 Liras ! Foi a 1ª vez na viagem que me senti lesado e fiquei muito puto, o cara nos cobrou 40 Liras por pessoas, 80 no total, eles cobraram mais caro para o transfer até a estação, do que a passagem do trem, que nos levaria em uma viagem de 4h, até Selçuk. Mas como não tinha mais o que fazer, então ficamos lá aguardando a saída do trem, que nos levaria para nossa próxima aventura, a cidade em ruína de Éfeso.
Após uns 30 minutos, embarcamos numa viagem de 4h, isso mesmo, 4h foi a duração da nossa viagem em um trem que era igualzinho o trem de 10 anos atrás da Z/L de SP, feio e ruim, sem nenhum conforto, na boa, foi muito irado, que experiência maravilhosa, o trem parou em muitas estações, não era um trem de viagem, mas um trem comum, que levava as pessoas do trabalho pra casa e vice versa, foi realmente incrível vivenciar aquilo, nós no interior da Turquia, sem falar absolutamente nada de Turco, a caminho de Selçuk, não fazíamos ideia da estação que devíamos descer, tinha uma tela que informava as estações, mas estava com a imagem distorcida, quase impossível de ler, mas quando digo que Deus é bom e que o mundo tem muito mais pessoas dispostas a ajudar, do que para sacanear. Conhecemos dois Srs no trem, um sentado a nossa frente, que falava muito mal inglês, mas tentou nos ajudar da forma que ele conseguiu, e outro com a filha ao nosso lado, que falava muito bem inglês e, ia descer na mesma estação que a gente, que maravilha. Conversamos um pouco e, depois de 4h, entre cochilos e cabeçadas no vidro, chegamos ao nosso próximo destino, a cidade de Selçuk.
Desembarcamos e,mais uma vez, a certeza de que vivemos em um mundo com muito mais pessoas dispostas a fazer o bem e ajudar, do que sacanear, já era noite e não sabíamos como ir para o hotel e, não tinha nenhum táxi na saída da estação, então fomos falar com um funcionário que ainda estava no local, que ligou para hotel do seu celular. Falei com o recepcionista do hotel que nos mandou um táxi. Nos hospedamos e quando fui colocar o meu celular e a minha câmera para carregar, percebi que havia esquecido o adaptador do carregador em Istambul, putz ! Isso já era umas 20h, então saímos para jantar e fomos dar uma volta pela pequena cidade, estávamos no centro próximos a rodoviária caminhando, quando encontramos algumas lojas, bares e supermercados abertos, sendo que uma dessas lojas, era uma loja de venda de acessórios para celulares, nem nós acreditamos, mas era verdade, entramos, compramos o adaptador, e o dono da loja através de muitas mimicas, ainda nos orientou onde, como e quanto pagaríamos para ir até Éfeso no dia seguinte, e mais uma vez mais uma pessoa disposta a ajudar. Voltamos para o hotel e fomos descansar, pois no dia seguinte, levantaríamos as 5 da manhã.
Por falar em Hotel, o nosso parecia mal assombrado, acredito que éramos os únicos hospedados, não vimos mais nenhum hospede, o rapaz que nos atendeu quando chegamos falava inglês, mas o que nos atendeu no check out, nã falava absolutamente nada de inglês, tenho uma história engraçada, mas vou falar no próximo post.

Hotel Canberra - Foto baixada da net
  • MÉDIA DE DESPESAS DO DIA CASAL:
  • 60 Liras - Táxi casa x aeroporto
  • 50 Liras - Transfer do aeroporto de Denizli para Pamukkale (25 cada)
  • 40 Liras - Entrada no parque de Pamukkale e Hierápolis (20 cada)
  • 15 Liras - Lembrancinhas (imã de geladeira e 2 camisetas)
  • 8 Liras - Lanche do almoço
  • 80 Liras - Transfer + bilhete do metro (40 cada)
  • 10 Liras - Táxi da estação de trem até o hotel
  • 20 Liras - Jantar
  • 20 Liras - Adaptador de celular
  • 99 Liras - Hospedagem Hotel Canberra
  • DESPESAS TOTAL: 402 LIRAS
No post seguinte, falaremos sobre nosso dia em Éfeso e nossa ida para Capadócia:

Link de acesso: http://viajandoomundao.blogspot.com.br/2017/04/viagem-asia-3-dia-turquia-selcuk-ruinas.html




Comentários