GUIA DE PARATY - RJ.
DICAS E PASSEIOS DAS MELHORES PRAIAS DE TRINDADE
- PARATY
- PRAIA DE PARATY MIRIM
- PRAIA BRAVA
- CACHOEIRA DA TRILHA DE PRAIA BRAVA
- PRAIA DO CEPILHO
- PRAIA DE FORA
- PRAIA DOS RANCHOS
- PRAIA DO MEIO
- PRAIA DO CACHADAÇO
- PISCINA NATURAL DO CACHADAÇO
- PEDRA QUE ENGOLE
- PRAIA DE SÃO GONÇALO E SÃO GONÇALINHO
- PASSEIO DE ESCUNA
- DICA DE HOSPEDAGEM
PARATY
Paraty é uma cidade litorânea do estado do Rio de Janeiro, localizada no litoral sul, há uma distância de 258 km da capital carioca. Paraty foi fundada em 1667, após ter sua emancipação decretada e, deixar de fazer parte da cidade de Angra dos Reis. Ela é muito conhecida pela sua história, sua arquitetura de época e, suas belas praias paradisíacas. Paraty é uma cidadezinha bem bonita, com ruas em paralelepípedos e casas tombadas pelo patrimônio histórico.
Minha esposa e eu ficamos hospedados uma semana na cidade, mas Paraty mesmo, não tem muito o que fazer, apenas nos hospedamos lá, por uma questão de custo, nós iríamos em seis pessoas, quatro adultos e duas crianças, e encontramos uma pousada por um valor mais em conta, mas no final, acabou indo somente minha esposa e eu, e como já estava em cima da hora, não encontramos mais pousadas disponíveis na vila de Trindade.
Então fica aqui a nossa dica, se você for a Paraty por causa das praias paradisíacas de Trindade, então fique na vila de Trindade, lá tem várias pousadas, hostel e camping, vale muito mais a pena, pois não precisará usar carro para nada, a não ser que queira ir até a cidade de Paraty, caso contrário, pode fazer tudo a pé.
A entrada para Trindade, fica na estrada Rio Santos, entre Ubatuba e Paraty, há 25 km da cidade de Paraty. Depois que você pega a estrada que dá acesso a vila de Trindade, são mais 8 km de serra, ou seja, se você for de ônibus, provavelmente não sairá de Trindade até o dia de ir embora, então leve dinheiro em espécie, já que na vila, não tem banco nem caixa eletrônico, somente na cidade de Paraty, há 33 km. Além das belas praias de Trindade, caso você esteja de carro, é possível ir conhecer outras praias que ficam alguns quilômetros dali, como São Gonçalo, ou ir até Angra dos Reis.
Paraty é uma cidade gostosa para passear por uma tarde, jantar e fazer passeios de escuna pelas ilhas da região, lá você encontrará excelentes restaurantes e bares, alguns muito sofisticados e caros, outros mais baratos, mas nem por isso são menos gostosos que os mais caros. Em Paraty também acontece anualmente um encontro literário mundialmente famoso, é uma época em que a cidade fica muito cheia e vale a pena a visita.
PRAIA DE PARATY MIRIM
A entrada para Praia de Paraty Mirim, fica na estrada entre a cidade de Paraty e, a entrada para Trindade, inicialmente a estrada que dá acesso a praia é asfaltada, mas a maior parte da estrada é de terra, sendo mais ou menos uns 8 quilômetros até a praia. Paraty Mirim é uma praia bem calma e tranquila, tem sua beleza natural e é ótima para banho, por não ter ondas. Fomos até lá apenas conhecer e tirar algumas fotos, mas não ficamos muito tempo, estava muito vazia e nos pareceu meio sinistra, tinha uns caras meio estranhos, então ficamos pouco tempo.
Na praia de Paraty Mirim, tem a primeira igreja fundada da região, construída em 1746, mas a igreja é bem sinistra, está abandonada e foi meio que destruída pelo tempo, na frente da igreja, tem uma árvore que lembra um cenário de filme de terror, bem sinistra rs.
Então se estiver de carro, vale passar por lá para conhecer, mas não indico para quem estiver de ônibus, é muito longe e vai consumir um bom tempo no trajeto.
PRAIA BRAVA
Na minha opinião e lembrando, essa é a minha opinião, é a melhor praia de Trindade, a mais linda e paradisíaca, totalmente deserta e com uma água esverdeada transparente, cercada por montanhas. Para chegar a praia brava você deve pegar uma trilha que fica na serra que dá acesso a vila de Trindade, são mais ou menos trinta minutos descendo pela trilha entre a mata, não é nível hard, pelo contrário, é bem sossegado e, no meio da trilha, você ainda pode aproveitar para tomar um banho de cachoeira, descendo por outra trilha a esquerda uns cinco minutos.
Conforme disse, essa trilha para cachoeira fica bem no meio da trilha que dá acesso a praia brava, você avistará uma placa, e nesse ponto, você descerá mais uns cinco minutos até a cachoeira. Não é uma grande cachoeira, pelo contrário, é uma d'água pequena, mas vale super a pena, é um lugarzinho gostoso, vazio e com uma água bem gelada, ideal para quando estiver retornando da praia, assim você tira o sal do corpo.
CACHOEIRA DA TRILHA DE PRAIA BRAVA
Então se planeja ir a Trindade, coloque essa praia no seu roteiro, parece um cenário de filme pela sua beleza paradisíaca, como o acesso fica na serra e ainda tem que pegar essa trilha, a galera que desce de van em excursão, não vai até essa praia, o que mantêm sua beleza intocável e linda.
Antigamente, tipo, uns 15 ou 20 anos atrás, essa era uma praia que a galera costumava ir para fazer nudismo, na época o acesso a ela era bem mais difícil, o que permitia essa prática, mas hoje não é mais permitido, tanto que tem placas avisando sobre a proibição da prática. Se pretende passar uma tarde inteira lá, recomendo que leve o seu cooler com bebidas e um lanche, pois não existe nenhum quiosque na praia. Mas não se esqueça de levar o seu lixo e manter o local limpo e preservado.
PRAIA DO CEPILHO
A partir da Praia do Cepilho, localizada logo na entrada da vila de Trindade, é possível fazer tudo a pé, pois uma praia é colada na outra, mudando apenas os nomes, sendo que para chegar em duas delas, Praia do Cachadaço e, Piscina Natural do Cachadaço, é necessário pegar duas trilhas, ou, pegar um barco pelo valor de R$ 10,00, que te levará até essas duas praias.
A Praia do Cepilho é uma praia brava, com ondas mais fortes, ideal para o surf, é cheia de grandes rochas e não tem uma faixa de areia muita extensa, nem quiosques, apenas um logo na curva da descida. A Praia do Cepilho não tem comércios, nem camping, pelo seu aspecto mais selvagem e, pela sua localização. Então se procura uma praia mais calma, para ficar de boa, ande um pouco mais, pois as próximas praias são mais calmas, entretanto, um pouco mais cheias.
PRAIA DE FORA
Se estiver de carro, basta seguir pela estrada sentido a vila de Trindade, se estiver a pé, pode ir pela areia mesmo. A Praia de Fora tem uma faixa de areia mais extensa e branquinha, as ondas ainda são
mais fortes nessa praia, pois ela fica colada a praia do Cepilho, ideal para os surfistas. Na Praia de Fora, você encontrará alguns campings, comércio e estacionamento, mas caso queira pousadas, na Vila encontrará várias.
PRAIA DOS RANCHOS
Como eu já havia dito, as praias são coladas, e a Praia dos Ranchos não é diferente, nada separa a Praia de Fora da Praia dos Ranchos. A Praia dos Ranchos tem uma faixa de areia bem extensa e o mar é um pouco mais calmo que nas praias anteriores, tem vários quiosques e é bem mais cheia.
PRAIA DO MEIO
Vou falar algo que talvez não agrade a todos que leiam, mas não estou aqui para ser o legalzão, mas relatar de maneira clara e transparente os roteiros e passeios de cada destino pela qual passamos, e gosto de fazer isso de forma bem honesta.
Eu já conhecia Trindade, já havia estado lá uns 15 anos atrás, acredito que em 1999. Na época a serra que dá acesso a vila de Trindade ainda era de terra, fui de ônibus com uns amigos e acampamos na Praia do Meio, embaixo de uma árvore, a noite tinha luau com Reggae, uma galera bicho grilo costumava acampar por lá e ainda tem, a vila era pouco conhecida na época, somente uma galera mais descolada conhecia e frequentava a praia de Trindade. Ocorre que 15 anos depois voltei para apresentar um dos lugares mais incríveis e paradisíacos que já havia conhecido quando moleque, para minha esposa, e me deparei com uma cena muito triste. A praia virou point de excussões, uma farofada sem tamanho, sei que todos tem o direito de conhecer aquele paraíso, mas daquela forma não acho certo, vans e vários carros entrando nas praias, na areia, cada carro tocando uma música diferente, uma pior que a outra, sujando a praia com restos de comidas, bitucas de cigarro, latas de cerveja, óleo dos carros vazando, uma cena deprimente, conforme eu disse, todos tem o direito de conhecer aquele paraíso, assim como os comerciantes da região tem o direito de ganhar a vida vendendo seus produtos. Mas infelizmente o que eu vi ali, foi muita falta de educação e civilidade por grande parte dos turistas. Espero de verdade que algo seja feito para manter aquele paraíso e, que possamos todos desfrutar daquelas belas praias.
PRAIA DO CACHADAÇO
A Praia do Cachadaço fica logo depois da Praia do Meio, mas para acessá-la, é necessário pegar uma trilha entre as montanhas que dura uns 10 minutos no máximo, é uma trilha gostosa e bem tranquila, você vai curtindo a natureza e sentindo aquela liberdade, respirando aquele ar puro. O único problema é quando chove muito, aí a trilha fica um pouco escorregadia, mas ainda assim é de boa, nada que impeça sua travessia, a não ser que esteja chovendo muito no momento da travessia, nesse caso eu recomendo não atravessar e ficar na praia do meio. Outra forma de ir até a Praia do Cachadaço, é pegar um barco na Praia do Meio, custa R$ 10,00 e é bem rápido, mas na boa, não acredito que seja necessário, preferimos ir pela trilha.
A Praia do Cachadaço tem um visual incrível, tem uma extensa faixa de areia bem fofa e branquinha, é uma praia bem vazia e tranquila, ideal para fugir da muvuca da Praia do Meio, mas o mar nessa praia é mais revolto, com ondas mais fortes e não tem comércios, apenas um quiosque no meio da praia, mas você pode levar sua cooler e seu lanche e ficar por lá de boa.
As únicas pessoas que verá por lá, são as que estão em trânsito a caminho da Piscina Natural do Cachadaço. Você também pode acampar nessa praia, digo, no camping que tem lá, pra quem gosta de acampar, na boa, é o pico, vai curtir com certeza.
PISCINA NATURAL DO CACHADAÇO
A Piscina Natural do Cachadaço fica logo depois da Praia do Cachadaço, mas para acessa-la, é necessário pegar outra trilha, sendo essa mais extensa que a primeira, no máximo uns 30 minutos, mas você também tem a opção de atravessar de barco partindo da praia do meio, pelo custo de R$ 10,00 ida e, R$ 10,00 a volta. Algumas pessoas atravessam pelas trilhas e voltam de barco, ou vice versa, mas a Suzana e eu fomos e voltamos pelas trilhas, curtindo a natureza, aquela vibe de praia, nós indicamos ir pelas trilhas, a não ser que você tenha algum problema que impossibilite sua travessia a pé.
A lembrança que eu tinha da Piscina Natural do Cachadaço, era totalmente diferente, como eu tinha ido uns quinze anos atrás e Trindade ainda era pouco conhecida, a Piscina era vazia e tranquila, possível de curtir e fotografar, mas dessa vez a experiência não foi muito boa, a Piscina Natural continua linda, mas estava uma muvuca horrível, um povo sem tamanho, tanta gente na Piscina, que não tinha condições de se mexer, a água estava turva, esse local quando está vazio, a água é transparente, é possível ver o fundo e tem muitos peixes coloridos, sendo possível tirar várias fotos legais, mas infelizmente, não foi dessa vez, ficamos dez minutos e fomos embora.
#DICA
Visite Trindade na baixa temporada e não vá em feriados ou finais de semana, nesses períodos, a Praia do Meio e, a Piscina Natural do Cachadaço ficam lotadas e a visão não é das melhores. Ou, procure ir bem cedo a Piscina, até as 09:00h no máximo, assim conseguirá curtir mais e tirar boas fotos.
PEDRA QUE ENGOLE
A Pedra que Engole é uma pequena cachoeira, com uma queda d'água bem curta, essa pequena queda d'água, cobre um acesso entre algumas pedras que te leva pra dentro de uma pequena caverna, então você entra por um lado e, sai pelo outro. Para quem nunca foi, fica receoso na primeira vez, é normal mesmo, eu também fiquei, mas você não corre risco nenhum, é bem tranquilo e raso na parte interna, então pode ir sem medo, o único problema é que a água é bem gelada, mas como Trindade é muito quente, você nem vai sentir tanto.
Então se for a Trindade, não deixe de conhecer mais esse paraíso.
PRAIA DE SÃO GONÇALO E SÃO GONÇALINHO
A Praia de São Gonçalo e São Gonçalinho não fica na Vila de Trindade, essas praias ficam sentido Angra dos Reis, a partir de Paraty, mais ou menos uns 25 km, tem uma placa indicando, você deve deixar o carro estacionado em um acostamento na beira da estrada, tem dois flanelinhas que cobram R$ 10,00, mesmo sendo um local público, mas flanelinha é igual barata, tem em todo lugar, então pagamos para não termos nenhum problema, é mais barato pagar R$ 10,00 do que ter um custo maior com danos ao seu veículo.
As Praias de São Gonçalo e São Gonçalinho são juntas, são bem vazias, não tem muvuca, e não tem ondas, é uma praia com um mar bem calmo, ideal para famílias com crianças, e não esqueça de levar a sua cooler, pois não tem comércio no local. Ficamos lá durante uma manhã, até umas 13h, e depois fomos almoçar e a tarde partimos para Trindade novamente.
PASSEIO DE ESCUNA
Fizemos um passeio de escuna bem legal em Paraty, além do Passeio de escuna, você encontrará outras opções de passeios, mas vou falar um pouco sobre o que fizemos. Os ingressos são adquiridos todos lá na hora, os valores são os mesmos em todas as agências, o serviço é regulamentado e, para acessar o cais, você passa por uma catraca que registra o ingresso, ou seja, tudo bem organizado e fiscalizado, o que nos deixa mais seguro em relação a preços e as escunas que nos transportam.
Você tem a opção de alguns horários e, tamanhos de embarcações, as primeiras escunas partem as 10:00, depois tem partidas as 10:30 e, as 11:00, o passeio todo dura em média 5h e te leva para conhecer quatro ilhas. Nesse pacote está incluso algumas frutas, mas nada demais, a alimentação e as bebidas no barco são pagas, eles tem dois pratos diferentes, cervejas e refrigerantes, sendo que você não pode levar sua cooler com bebidas, deve comprar no próprio barco, essa é uma forma de aumentar os ganhos, uma cerveja custa em média R$ 8,00, latão Skol ou Brahma e a refeição custa R$ 20,00 por pessoa.
Nós conhecemos as seguintes ilhas e praias; Praia da Lula, Praia Vermelha, Lagoa Azul e Ilha Comprida. São ilhas e praias cujo o acesso se dá por barcos. Em todas as ilhas e praias, a escuna atraca por um determinado tempo e você pode nadar em auto mar e, ir as praias. É um passeio gostoso e diferente, vale a pena fazer, não foi muito caro, custou R$ 60,00 por pessoa, um valor até que justo para 5h de passeio, como ficamos cinco dias em Paraty, tivemos tempo de fazer muita coisa e conhecer muitas praias.
DICA DE HOSPEDAGEM
Como dica de hospedagem vou passar duas opções em Paraty, a pousada do Tesouro em que ficamos e o hostel Che Lagarto que ficava na mesma rua da pousada que estávamos hospedados. A pousada tinha um custo beneficio muito bom, mais barata que o hostel, foi uma das pousadas mais baratas que encontramos, muito bem localizada, quartos amplos com ar condicionado e café da manhã incluso.
O Hostel Che Lagarto é super famoso, tem várias filiais em várias cidades do Brasil.
Comentários
Postar um comentário